Cobavital Bula

Abaixo, confira a bula completa do remédio Cobavital. Alteramos a organização do texto apenas para um melhor entendimento do que a bula quer dizer, mas os dados aqui são os mesmos disponíveis na bula original do produto.

Indicações

Uso pediátrico e adulto.

O Cobavital é indicado como um estimulante do apetite, assim como em distúrbios pôndero-estaturais da infância e em situações de anorexia e/ou astenia (fraqueza) e em períodos de convalescença.

Contraindicações

O Cobavital está contraindicado em situações de gravidez, glaucoma, retenção urinária, úlcera péptica estenosante ou obstrução piloro-duodenal. Além disso, o medicamento é contraindicado em caso de antecedentes de alergia à quaisquer dos componentes da fórmula (a Ciproeptadina ou o Cloridrato de Cobamamida) ou de fármacos com estrutura química similar.

Advertências / Precauções

Deve-se evitar a administração do Cobavital com outras substâncias depressoras do Sistema Nervoso Central (SNC), como o álcool, alguns antidepressivos ou sedativos, pois o Cobavital pode ampliar efeitos de sonolência e sedação causados por esse tipo de substância. Há ainda advertências quanto ao uso em casos de Hipertrofia da Próstata e Glaucoma. Seu uso na forma xarope para pacientes diabéticos deve ser controlado e considerar a quantidade de açúcar no Xarope, que corresponde a 0,539 g/mL.

Interações Medicamentosas

Como já dito logo acima, o Cobavital (especificamente o composto Cloridrato de Ciproeptadina) potencializa o efeito de agentes antidepressivos, anticonvulsivantes e álcool, além de medicamentos IMAO (Inibidores da Monoamina Oxidase). Consulte o seu médico se estiver tomando qualquer medicamento associado ao Cobavital.

Efeitos Colaterais / Reações Adversas

Os principais e mais comuns efeitos colaterais do Cobavital são a sonolência e a sedação. Normalmente, pacientes que sofrem com esses efeitos colaterais no início do uso do medicamento, costumam deixar de apresentá-los após 3 ou 4 dias de uso seguido. No caso de crianças e em outras pessoas usando Cobavital por Anorexia, o efeito sedativo pode ajudar a diminuir a tensão emocional que pode estar associada.

Em casos muito mais raros, pode haver a ocorrência de cefaleia (dores de cabeça), náuseas, erupções cutâneas e mucosas secas. Mais raramente ainda, pode ocorrer um efeito paradoxal de estimulação do Sistema Nervoso Central, com agitação, confusão ou alucinações visuais.

Formas Farmacêuticas / Apresentação

O Cobavital está disponível nos formatos xarope e comprimidos. Os comprimidos vêm em caixa com 16 unidades, enquanto os Xaropes são comercializados em frasco de 100 mL para preparação, juntamente com um envelope com granulado contendo os compostos da fórmula.

Informações do Cobavital

Comprimido: cada comprimido contém 1 mg de Cobamamida e 4 mg de Cloridrato de Ciproeptadina. Excipientes: fosfato dicálcico diidratado, celulose microcristalina, crospovidona, ciclamato de sódio, silicone, talco, lauril sulfato de sódio, dióxido de silício coloidal e essência. q.s.p. = 1 comprimido.

Xarope: cada 5 mL do xarope de Cobavital preparado corretamente contém, após a reconstituição, 1 mg de Cobamamida e 4 mg de Cloridrato de Ciproeptadina. Excipientes: metilparabeno, propilparabeno, sacarose, dióxido de silício coloidal, aroma, fosfato tricálcico e água desionizada. q.s.p. = 5 mL. Cada mL de xarope contém 0,539 g de açúcar em formato de Sacarose.

Cobavital associa a ação anabolizante-protéica da Cobamamida ao efeito estimulante do apetite da Ciproeptadina. A cobamamida (coenzima B12) apresenta uma ação farmacológica direta sobre o metabolismo que estimula a síntese protéica, desenvolve potente atividade terapêutica com conseqüente aumento do apetite, da curva ponderal e do crescimento. Restabelece o equilíbrio azotado, quando perturbado. Não sendo anabolizante hormonal, é isento de ação virilizante. A ciproeptadina tem demonstrado nos ensaios clínicos, acentuadas propriedades estimulantes do apetite. Conforme experiência, Cobavital proporciona um aumento ponderal máximo, cerca de 30 dias após o início do tratamento.

Posologia

O medicamento Cobavital está disponível em dois formatos, Comprimido e Xarope e a posologia varia de acordo com o tipo usado:

Comprimidos:

Crianças de 2 a 6 anos: 1/2 a 1 comprimido, duas vezes ao dia, antes das refeições.
Crianças acima de 6 anos: 1 comprimido, duas vezes ao dia, antes das refeições.
A posologia diária não deve exceder 8 mg de ciproeptadina.
Adultos: 1 comprimido, três vezes ao dia, antes das refeições.
Não há esquema posológico recomendado para crianças com menos de 2 anos.

Os comprimidos, de sabor agradável, são facilmente dispersos em água, suco, leite ou na   boca.

Xarope:

  • Agite o frasco antes de usar.
  • Crianças de 2 a 6 anos: 1/4 copo-medida (2,5 mL) a 1/2 copo-medida (5,0 mL), duas vezes   ao dia, antes das refeições.
  • Crianças acima de 6 anos: 1/2 copo-medida (5 mL), duas vezes ao dia, antes das refeições.
  • Adultos: 1/2 copo-medida (5 mL), três vezes ao dia, antes das refeições.

O xarope depois de pronto conservará sua eficácia terapêutica durante 30 dias.

No caso de sonolência acentuada é aconselhável reduzir a dosagem para a metade.

Superdosagem

Problemas com superdosagem no uso de Cobavital trazem sintomas similares ao uso de qualquer anti-histamínico, já que um dos componentes da fórmula é uma substância com essa ação em nosso organismo. As reações variam de depressão (queda) até estímulo do Sistema Nervoso Central que pode chegar a convulsões.

A superdosagem de Cobavital pode causar ainda efeitos atropínicos, com rubor de pele, pupilas dilatadas e fixas e boca seca, além de sintomas do trato gastrointestinal, que incluem náuseas e/ou vômitos.

No caso de dosagem exagerada por acidente, o vômito deve ser induzido (caso não ocorra naturalmente), com Xarope de Ipeca, apenas se o paciente estiver consciente, para evitar o risco de complicações como aspiração do conteúdo do vômito. Caso não se obtenha sucesso na indução do vômito, deve ser feita lavagem gástrica com carvão ativado, com solução salina isotônica ou a 0,45%. Lembre-se: a superdosagem de medicamentos é uma emergência médica na maioria dos casos e o paciente deve ser levado à unidade de emergência mais próxima.

Armazenagem

Tanto a forma em comprimidos como em xarope devem ser armazenadas e conservadas em temperatura ambiente variando de 15ºC a 30ºC em local seco e protegido da luz.

Laboratório Responsável

SOLVAY FARMA
Rua Salvador Branco de Andrade, 93. Taboão da Serra – SP
São Paulo/SP
Telefone: 0800-141500

Cobavital Bula, 4.6 out of 5 based on 15 ratings

Gostou? Vote:

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 4.6/5 (15 votes cast)

One comment on “Cobavital Bula

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *